As dúvidas mais comuns de pessoas que vão prestar um concurso público


Todos os profissionais sonham em ter estabilidade no emprego, e muitos deles busca passar em um concurso público. Porém, antes de atingir o objetivo desejado, é preciso se dedicar muito aos estudos. Cada vaga tem, em seu edital, as informações que o candidato deve saber antes de prestar a prova, e isso gera dúvidas em muita gente! O EducaJovem separou as principais delas e vamos te guiar para o caminho certo. Confira:

Como escolher qual concurso prestar?

Antes de se inscrever para a prova, é preciso levar em consideração alguns aspectos: cada uma delas é voltada a um nível de escolaridade, sendo nível fundamental, médio, técnico e superior completos. Assim, reflita sobre qual concurso combina com você de acordo com seu nível de formação. E além da remuneração, pense em seus interesses e objetivos de carreira.
Estar atento às especificações sobre a vaga também é importante, porque algumas necessitam de mobilidade para outras cidades ou uma rotina diferente do comum. O nível de dificuldade e a concorrência também dizem muito sobre a escolha, porque podem exigir mais tempo de dedicação.

Como faço para me inscrever?

Fique atento aos editais! Sites como Concursos no Brasil e G1 Concursos e Empregos sempre se atualizam com notícias e exames novos em todo o Brasil. Quando aparecer uma vaga de seu interesse, leia pacientemente o edital feito por quem organiza a prova. Grande parte das inscrições são feitas no próprio site do órgão realizador, mas também existem casos em que é preciso se inscvrever em agências bancárias ou nos Correios.
Leia nas informações a data limite para o pagamento da taxa de inscrição! Alguns editais isentam as taxas para beneficiados, que normalmente são doadores de sangue, desempregados, estudantes e candidatos com baixa renda.

O que devo estudar?

Cada exame possui um edital com todas as informações necessárias sobre ele, desde a data da prova até o conteúdo que deve ser estudado. As disciplinas aparecem de acordo com o nível de escolaridade do candidato que presta o exame ou com o cargo.
Os níveis determinam a dificuldade das matérias cobradas, e as que mais aparecem são língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. Provas para a carreira de direito, por exemplo, costumam cobrar assuntos como direito administrativo e constitucional.

Como fico sabendo da data de convocação para a vaga?

Se você passar em um concurso e não souber quando será a sua convocação, espere pela resposta do órgão ou instituição que realizou a prova. Normalmente, é a administração deles quem decide a data de convocar os aprovados, mas isso deve ser feito dentro do prazo de validade do concurso! Esse prazo pode durar até dois anos, mas é especificado no edital para não assustar ninguém na hora.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como funcionam os concursos, que tal começar a se preparar? Os cursos do Instituto EducaJovem ajudam o aluno a ter foco nos conteúdos e a criar uma disciplina para o tempo de estudos. O modelo de aulas é bem amplo e detalhado, direcionado para cada carreira desejada. Procure o polo mais próximo de você e não fique para trás!