Entenda a interação entre recursos tecnológicos e educação

O grande avanço da tecnologia tem influenciado a sociedade, impondo seu ritmo e mudando hábitos convencionais. A telefonia diversificou-se, e um simples aparelho que era usado somente no intuito de realizar e receber chamadas residenciais, atualmente envia e recebe mensagens instantâneas, registra fotos, armazena dados diversos e além do mais, tornou-se um objeto móvel. Os grandes computadores tornaram-se pequenos objetos capazes de conectar qualquer pessoa com o restante do mundo, a fim de obter informações distintas. 

Essa corrida tecnológica refletiu de forma direta nas instituições escolares, que tiveram que adotar em seus planejamentos a evolução digital, pois essa integração tem visado o contexto histórico e sócio-cultural em vivem os jovens. De acordo com Vigotsky, a criança cresce num meio social representado pela família, onde ocorrem as primeiras interações e trocas de experiências. Mediante tal constatação, os adultos tornam-se responsáveis por transmitirem às crianças, os primeiros contatos com a realidade externa. 

Diante desse meio regido pelas novas tecnologias, as crianças são apresentadas aos produtos eletrônicos de forma antecipada. Baseando-se nessa relação entre jovens e novas tecnologias é que as escolas necessitam incluir em seus planejamentos, atitudes voltadas para a educação tecnológica. Os profissionais da educação devem informar a seus alunos os pontos positivos e negativos existentes na rede internacional de computadores (Internet), visto que a mesma se caracteriza pela coletividade, pois alguns sites permitem que várias pessoas conversem simultaneamente. 

As instituições educacionais estão reformulando a visão de ensino ao requisitar não somente professores, mas educadores. Portanto, não é responsabilidade apenas da escola que as mudanças aconteçam, os profissionais da educação devem criar mecanismos capazes de realizar a interação entre o passado, o presente e o futuro, buscando equilibrar as decorrentes mudanças tecnológicas. O interacionismo reflete a necessidade de se evidenciar as situações de conversação entre os alunos, e através das tecnologias da informação, isso é possível de forma dinamizada visando ao seu crescente desenvolvimento.



Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe EducaJovem