Tire suas dúvidas sobre as inscrições do ENEM 2017

A inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 é o primeiro passo para a realização das provas e é preciso muita atenção durante o procedimento. Para começar é necessário que o candidato leia o Edital do Enem 2017 e esteja atento aos prazos e exigências. 
As inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio, somente pela internet. A taxa será de R$ 82, a mais cara da história.
Documentos
Para o registro é preciso que o candidato forneça o número de CPF e do documento de identidade. Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal válido e único. O participante deverá criar uma senha de acesso ao sistema, que será utilizada durante todo o processo do Enem, bem como o número de inscrição. 
Isenção 
Estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas são automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem. A isenção também é concedida a estudantes membros de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos, e candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral e que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. 
Para conseguir o benefício é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) referente ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e preencher uma declaração de carência socioeconômica na hora de se inscrever.
O Inep analisa o pedido e pode inclusive solicitar documentos comprobatórios. O participante deverá verificar, por meio do número de inscrição e senha, se a solicitação de isenção foi deferida. Se o pedido for negado, ele terá que gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la dentro do prazo estabelecido.
Taxa de inscrição
Já os demais participantes deverão preencher todos os dados, imprimir e pagar a GRU gerada ao fim do processo de inscrição. A taxa é de R$ 82 e o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária.
Língua estrangeira 
Durante a inscrição o participante terá que indicar se prefere fazer prova de Inglês ou Espanhol. Alterações neste item só serão aceitas durante o período de inscrições. Se o candidato não fizer a opção terá que realizar a prova de Inglês. 
Local de prova 
O formulário de inscrição também exige que o participante indique a cidade para realização das provas. O lugar escolhido não poderá ser alterado após o encerramento das inscrições
Atendimento especializado ou específico 
Estudantes que precisarão de algum tipo de atendimento especial na hora da prova poderão indicar essa necessidade somente na hora da inscrição. É importante ficar atento às opções e marcá-las corretamente, uma vez que não será possível modificá-las. O atendimento ESPECIALIZADO deverá ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, que comprovem por meio de laudo médico suas condições. 
atendimento ESPECÍFICO é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e/ou sabatistas. As opções disponíveis são prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. 
O participante que necessitar de tempo adicional nos dias das provas deve preencher o Requerimento de Tempo Adicional no ato de inscrição e enviar um laudo que comprove essa necessidade. Já a participante lactante deverá levar ao local um acompanhante adulto para que ele fique com a criança durante a prova. 
Certificação 
O Enem não oferece mais a possibilidade de obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino Médio. As pessoas com mais de 18 anos que desejam obter um diploma do ensino médio precisam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Confirmação da inscrição 
Os participantes não isentos só terão suas inscrições confirmadas após o processamento do pagamento da taxa de inscrição, o que demora dois dias, em média. A inscrição não será confirmada se a GRU for paga após o prazo determinado pelo Inep.
Os candidatos que solicitarem isenção por meio da declaração de carência socioeconômica terão as inscrições confirmadas se a carência for deferida. Caso contrário, o participante deverá realizar o pagamento da taxa. Cabe ao participante acompanhar o andamento da inscrição pelo site. Estudantes do último ano do Ensino Médio em escolas públicas terão suas inscrições confirmadas automaticamente ao fim do processo. Se isso não ocorrer é recomendável que o participante entre em contato com a organização pelo telefone 0800 616161
O cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova, será enviado pelos Correios ao endereço indicado pelo estudante. O documento deve conter ainda o número de inscrição, língua estrangeira escolhida, informações sobre atendimento diferenciado e pedidos de certificação do Ensino Médio. Ele também estará disponível na internet geralmente um mês antes da realização do exame.