TOP 7 - Dicas para recrutamento e seleção

 


1 - Currículo

O documento serve como fio condutor dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador, deve também falar dos resultados que o profissional obteve não só dos conhecimentos e atividades exercidas.

2 – Pontualidade

O candidato também é avaliado por sua pontualidade, portanto, é importante chegar sempre com antecedência em um processo de recrutamento e seleção. O ideal é chegar com 15 minutos antes da hora marcada e sempre se certificar da data, local e horário da entrevista.

3 – Vestimentas

As vestimentas devem ser adequadas para a ocasião, evitar roupas curtas, decotes, bermudas, bonés, chinelos, maquiagens e perfumes em excesso, são alguns dos pontos recomendados.

4 – Linguagem Corporal

A linguagem corporal consta da união de ações que o corpo humano executa de forma inconsciente, por isso, evite:

·         Mãos na cintura durante a interação, pois representa agressividade;

·         Pés e pernas inquietos demonstram ansiedade ou impaciência;

·         Braços cruzados pode ser um sinal de postura defensiva;

O ideal é manter uma postura ereta, movimentos ágeis e firmes que costumam expressar sinais de confiança.

 

5 – Pontos positivos e negativos

Frequentemente em um processo seletivo os candidatos são interpelados a falarem sobre suas qualidades e defeitos. É relevante ser claro e verídico nas informações repassadas, por exemplo, dizer que é perfeccionista, autocrítico, são características que na verdade serão interpretadas como positivas. Além disso, ainda falando de pontos negativos, podem-se mencionar características técnicas, porém nestes casos é importante destacar que já está se aperfeiçoando.

6 - Pesquisar sobre a empresa

É comum em uma seleção os recrutadores indagarem se conhecem a empresa na qual possui interesse em ingressar. Perguntas relevantes sobre a organização demonstram ainda mais interesse durante o processo de recrutamento.

7 – Desenvolvimento profissional

Além dos valores que você gerou nas empresas em que trabalhou, lembre-se também de abordar o aprendizado para o desenvolvimento profissional, evitando falar de forma negativa de sua última experiência. Demonstrar que está aberto a novos desafios é um diferencial decisivo para a formação de um profissional de sucesso.

 

 


Mais recentes