Emprego temporário no fim do ano: tudo o que você precisa saber


Os contratos temporários figuram entre as vagas de trabalho mais comuns no fim do ano, época em que as empresas precisam reforçar a produção e o setor de vendas em função do crescimento expressivo do comércio. Esses postos de trabalho, normalmente com contratos de duração de até 180 dias, são boas oportunidades para que as mais de 12,7 milhões de pessoas desempregadas - segundo dados divulgados em agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - complementem a renda e voltem a atuar no mercado formal.

Quais são os setores que mais contratam?

Segundo as projeções do SPC Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), até o fim deste ano, serão divulgadas cerca de 59,2 mil vagas de emprego temporárias no setor de comércio e serviços - números 8,6% acima dos índices de 2017. Os órgãos afirmam que o pico dessas contratações ocorre entre os meses de novembro e dezembro.
O setor de comércio e os segmentos de vestuário, super e hipermercados estão entre os que apresentam contratações mais expressivas, representando 42% da oferta de empregos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por outro lado, os segmentos alimentar, agroindustrial, farmacêutico e químico terão um crescimento de 10% no número de vagas temporárias. De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), o segmento industrial vai oferecer cerca de 434,4 mil postos de trabalho temporário no fim deste ano.

Como conseguir um emprego temporário?

O ideal é que o candidato descreva, de maneira coerente e sincera, todas as suas competências e experiências, principalmente aquelas que se encaixam com o perfil exigido pela vaga desejada. Buscar um bom desempenho na entrevista, ressaltando o porquê de você ser uma ótima escolha para a empresa, também pode ser um diferencial e garantir a contratação.

Onde estão as oportunidades de emprego temporário?

A maioria das oportunidades de empregos temporários está em São Paulo. Conforme estimativa divulgada pela Asserttem, o estado terá por volta de 292.230 postos de trabalho - cerca de 65% das vagas oferecidas pelo país. Na sequência, o estado do Paraná, com 32.172 vagas, e o Rio de Janeiro, com 25.597, estão entre os locais com maior oferta de postos de trabalho.

Eu posso ser efetivado?

As vagas temporárias são boas oportunidades para que as empresas contratem um maior número de funcionários, conforme a sua necessidade e a sua demanda. Logo, essa tendência proporciona aos profissionais selecionados a oportunidade de conseguir um emprego fixo no fim do contrato de trabalho caso apresentem um bom desempenho. Segundo a Asserttem, estima-se que 8% dos postos de trabalho temporário serão efetivados ao fim do período previamente contratado.

Como me destacar no emprego temporário?

Apesar da curta duração, uma vaga de emprego temporário ainda é, no fim das contas, uma oportunidade de emprego formal e profissional. Por isso, seja comprometido! Mantenha uma boa relação com os seus colaboradores, trabalhe em equipe e mostre a sua experiência - aprender a resolver problemas e focar em resultados são boas possibilidades para se destacar.