Qual o melhor caminho para alcançar cargos mais altos?


Conseguir um cargo mais alto é um importante passo na carreira dos profissionais, visto que o feito também pode representar um aumento dos rendimentos financeiros e um crescimento da própria influência no mercado de trabalho. Para te ajudar a se preparar para alcançar vagas melhores no futuro, nós trazemos algumas dicas. Confira! 

Dentro da mesma empresa

A saída de um funcionário ou mesmo a expansão dos negócios da empresa pode ser a oportunidade perfeita para ocupar um cargo mais alto. Nesse sentido, há algumas atitudes que te ajudam a se tornar uma opção relevante para os seus superiores na hora da escolha, como:

Expandir o networking

Para muitas pessoas tímidas, é realmente difícil fazer novos amigos. Porém, no ambiente de trabalho, é importante se esforçar um pouco a mais para estabelecer relações que não necessariamente se tornem amizades. De um modo natural e despojado, procure conhecer os diretores, tomar um cafezinho com um colega aqui e almoçar com outro grupo ali. O interessante é que as pessoas te conheçam e lembrem do seu nome quando abrir a próxima vaga. 

Entender sobre outras áreas da empresa 

Primeiro, é importante entender completamente da sua área e fazer o melhor trabalho dentro das suas funções, para assim se tornar um funcionário exemplar em relação aos outros. Além disso, pode ser uma boa prática aprender um pouquinho mais sobre outros setores da empresa e saber dos temas que se desenrolam em mesas longe da sua. Assim, você consegue mostrar um apurado “tempo de casa” e um conhecimento da marca que te ajuda a ocupar cargos de gerência e de chefia. 

Dicas para profissionais no geral 

Há outras dicas válidas para profissionais que não necessariamente pretendem ficar na mesma empresa, mas também estão dispostos a procurar novos ares. Veja:

Fazer cursos profissionalizantes

Aprenda assuntos dentro da sua área e de outras que possam complementar o seu currículo. Por exemplo, para profissionais de marketing pode ser muito benéfico aprender mais sobre vendas, já que ambos os assuntos se entrelaçam em algum momento do trabalho. Outros cursos, como gestão financeira e oratória, são boas formações para pessoas de qualquer cargo. 

Aprender inglês

Falar mais de um idioma é um pré-requisito básico para a maioria dos cargos altos dentro das empresas, principalmente nas multinacionais. Até mesmo as empresas propriamente brasileiras estabelecem parceiros econômicos ou abrem filiais em outros países, o que torna essencial a contratação de profissionais bilíngues. 

Atualizar-se sempre 

Além dos cursos, é possível buscar outras formações que te deixem por dentro das últimas tendências do mercado, como workshops, encontros, feiras e cursos rápidos. Até mesmo pela internet você consegue acompanhar personalidades da área e assistir a aulas e palestras que ajudam a formar um repertório de temas importantes para o seu trabalho. 

Planejar a carreira 

Entenda que é normal ter que acumular uma larga experiência antes de conseguir um cargo de chefia ou de gerência. Não pense que logo no primeiro ano no mercado de trabalho você estará completamente pronto para assumir esses tipos de vaga. Por isso, planeje sua carreira e saiba que a evolução é gradual, mas com o tempo você consegue se especializar e alçar voos mais altos na carreira.