Quais são as vantagens de um curso profissionalizante?


O mercado de trabalho tem sofrido com a quantidade de falta de qualificação, o que ocasiona grande carência de profissionais. Quanto melhor a qualificação do candidato à vaga de emprego, maior é a chance de garantir um espaço nas empresas.  Para suprir essa necessidade de competência, os cursos profissionalizantes ganharam muito espaço. Conheça aqui algumas das vantagens.

Duração

Diferente dos cursos de graduação, que podem durar de três a cinco anos em média, os cursos profissionalizantes têm uma média de apenas um ano de duração. Apesar de ser um curto período de tempo, se comparada à de outros métodos de qualificação profissional, a qualidade é garantida.

Custo

A possibilidade de se qualificar em menos tempo do que em cursos tradicionais é uma grande vantagem, mas se associada a um custo acessível, é melhor ainda. Como a duração do curso e a carga horária são menores do que nas graduações, os preços tendem a ser bem mais baixos, chegando a ser até 60% mais baratos.

Rapidez para ingressar no mercado

Há uma grande escassez de profissionais prontos para ingressar no mercado de trabalho, e ao fazer um curso profissionalizante, você ganha espaço entre as empresas. Nesses cursos há uma maior exploração de conteúdos práticos do que teóricos, o que possibilita uma maior familiaridade com o que é exigido e praticado no dia a dia pelas empresas.

Variedade de áreas

A busca pela área de atuação ideal é algo delicado. Não é produtivo fazer um curso simplesmente pelo custo ou pela rapidez de duração. Atualmente são inúmeras as áreas disponíveis para ingresso, não ficando para trás da grande variedade de cursos também presentes na graduação.
É imprescindível a importância de estar preparado para embarcar no mercado de trabalho. Quanto mais qualificado, maiores são as chances de um lugar nele. Gostou de saber as vantagens dos cursos profissionalizantes? No nosso portal temos um post sobre como ser o diferencial que o mercado de trabalho procura. Confira!